Relembre: Paul McCartney tocou medley em tributo a John Lennon em 1990
Paul McCartney estava na estrada por quase um ano quando a turnê dele de Flowers in the Dirt finalmente chegou a Liverpool em 28 junho de 1990. Aquela foi uma noite peculiar, já que McCartney tinha ficado completamente fora da estrada desde a turnê final do Wings, em 1979, e nascente era o primeiro show centrado em faixas dos Beatles.
As grandes parcerias de Paul McCartney no além-Lennon.
Uma poviléu lotou a plateia do King’s Dock para observar ao herói lugar e câmeras foram espalhadas para a produção de um peculiar para a televisão. S ano também marcava o 50º natalício de John Lennon e McCartney queria fazer um pouco memorável para a ocasião privativo.
“Muito foi dito sobre eu e John”, disse o ex-baixista dos Beatles à idade. “E tínhamos barneys [equivalente britânico para brigas], muitas barneys. Gosto da teoria de deixar isso de lado tocando um pequeno tributo para ele.”
Galeria: as 12 músicas mais “esquisitas” de McCartney.
Ele esqueceu as diferenças tocando um longo medley que incluiu “Strawberry Fields Forever”, “Help!” e “Give Peace a Chance”. Foi a primeira vez em todos os tempos que ele tocou aquelas canções ao vivo, e ele as escolheu por serem faixas ligadas a Liverpool.
“Para mim, ‘Give Peace a Chance’ é uma das maiores declarações de John ao mundo”, disse McCartney. “Não estou tentando torná-lo em um santo, mas a Guerra do Vietnã ficou mais próxima de um término com um milhão de pessoas cantando essa música na Casa Branca.”
Lembre porquê foi o show de...
Paul McCartney em 2014, no estádio do Palmeiras.
S tributo funcionou tão muito que Paul o manteve no setlist até o término da turnê, um mês depois no Soldier Field, em Chicago. As músicas de John foram deixadas de lado nas turnês subsequentes dele, entretanto, quando voltou a Liverpool em 2008, ele chocou os fãs tocando “A Day in the Life” seguida por “Give Peace a Chance”.
Ele não havia cantado uma nota sequer da cantiga desde que ela foi gravada em 1967. “Give Peace a Chance”, de vez em quando, aparece nos setlists atualmente, ainda que agora ele se prenda a próprio tributo a Lennon, “Here Today”, em todo show, para honrar o velho colega e companheiro de margem.
Assista aquém ao medley de 1990 com “Strawberry Fields Forever”, “Help!” and “Give Peace a Chance”.
Fonte:Rolling Stone Brasil
