O Circuito Azul da TIM convida o público a conhecer as belezas do Rio de Janeiro durante o ArtRio

O Rio de Janeiro recebe nesta semana o ArtRio. Considerado um dos mais importantes eventos de arte da América Latina, a mostra reunirá representantes de 13 países (Alemanha, Argentina, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México, Reino Unido, Peru, Portugal, Suíça e Uruguai).

A TIM é patrocinadora do evento e preparou atrações que prometem interagir com o público e surpreender. Uma delas é o Voice Painting, uma cabine preparada especialmente para receber os visitantes da feira e convidá-los a criar uma obra de arte a partir da sua própria voz. Em outro ambiente é possível descobrir o artista que existe dentro de você ao personalizar esculturas de madeira e ainda levar a criação para casa.

Se o intuito é descobrir as obras de arte espalhadas pela Cidade Maravilhosa, o Circuito Azul é perfeito. Trata-se de um roteiro com lugares e obras que fogem dos pontos turísticos tradicionais do Rio, que são de beleza singular, mas que, diante do apressado cotidiano, acabam passando desapercebidos.

A ideia é mover-se pela cidade para conhecer estes pontos especiais. A começar pela Baía de Guanabara (foto acima), vista do alto do Pão de Açúcar, onde se pode apreciar a união do azul do céu e mar e a exuberância do Rio de Janeiro.

O Azul invade os muros do Jóquei, na Lagoa, graças à intervenção do coletivo artístico MUDA, que espalha azulejos e ladrilhos pela cidade com o objetivo de tornar as ruas mais lúdicas e coloridas.

A próxima parada do Circuito Azul é a capela do Outeiro da Glória, na Praça Nossa Senhora da Glória, revestida com uma tradicional azulejaria portuguesa, em um trabalho primoroso de Valentim de Almeida. Vale a visita!

E não para por aí. O artista austríaco com coração carioca Franz Weissmann deixou heranças da sua arte em cidades ao redor do mundo. No Rio, as formas geométricas das esculturas desse artista podem ser vistas nos jardins do casarão da Pinakotheke Cultural, em Botafogo, e tornam este ponto uma parada imperdível do Circuito.

Para fechar com chave de ouro, que tal apreciar uma linda imagem de Nossa Senhora da Conceição, com a Fortaleza da Conceição surgindo ao fundo? Ela fica na Praça Major Valô e encerra lindamente esse passeio pela arte carioca.

O ArtRio acontece até domingo, dia 8, no Píer Mauá. Quer saber mais? Acesse o site oficial aqui..

Fonte:Rolling Stone Brasil