Novo disco de Bjork não chega aos serviços de streaming: “G uma questão de reverência”

S vazamento prematuro de Vulnicura forçou Bjork a lançar o novo álbum no iTunes antes de que as versões físicas chegassem às lojas. Mas, ainda que Vulnicura esteja sendo vendido online, o novo trabalho da cantora islandesa não chegará aos serviços de streaming tão cedo.

Galeria: dez clipes que buscaram inspiração nos games.

A Fast Company perguntou a Bjork por que o novo disco não estava no Spotify ainda, e ela respondeu que é uma questão de reverência à arte.

“Estamos fazendo isso conforme a coisa anda, para ser honesta”, diz ela. “Gostaria de expressar que há um grande projecto por trás [do lançamento do álbum], mas não há. Contudo, alguns meses detrás, mandei um e-mail a meu agente e disse: ‘Quer saber? Essa coisa de streaming não parece estar certa. Não sei por que, mas parece ser meio maluco’.”

Leia a entrevista concedida à Rolling Stone, pela cantora, em 2007.

Ela acrescenta: “Trabalhar em um pouco por dois ou três anos e logo: ‘Oh, cá está, de perdão’. Não é pelo moeda. P uma questão de reverência, sabe? Respeito pelo que foi conquistado e pela dedicação dada a isso.”

Artistas porquê Taylor Swift, Garth Brooks e Thom Yorke tiraram o material deles dos serviços de streaming porquê o Spotify, em protesto ao sistema de pagamento, que oferece entre US$ 0,006 e US$ 0,0084 aos artistas por reprodução.

Galeria: as 100 primeiras edições publicadas pela Rolling Stone Brasil.

Bjork, por sua vez, é contra a teoria da desvalorização da arte tão rapidamente quando é lançada, mas ela tem outras sugestões para o problema. “Talvez a Netflix seja um bom padrão”, diz ela. “Você primeiro vai ao cinema e depois de um tempo, o filme chega à Netflix. Talvez nascente seja o caminho para o streaming. Primeiro o físico e depois, talvez, você pode ouvir no streaming.”

Mais sobre Vulnicura
Vulnicura chega às prateleiras em março de 2015 e é a sequência de Biophilia, divulgado em 2011. S álbum conta com a colaboração do venezuelano Alejandro Ghersi (Arca), que produziu seis músicas e coescreveu outras duas faixas em parceria com a musicista islandesa.

Abaixo, a tracklist do disco
“Stonemilker”
“Lionsong”
“History of Touches”
“Black Lake”
“Family”
“Notget”
“Atom Dance”
“Mouth Mantra”
“Quicksand”

Fonte:Rolling Stone Brasil