Neil Young toca fita de protesto “The Monsanto Years” em evento anti-transgênicos
Neil Young e seus recentes companheiros de música, Lukas e Micah Nelson – os filhos do cantor de country Willie Nelson – tocaram umas versão acústica da novidade cantiga de protesto deles, “The Monsanto Years”, durante um evento anti-transgênicos em Maui, no Havaí, esta semana. As informações ão do Stereogum.
Galeria: as mais polêmicas, absurdas e ultrajantes autobiografias do rock; entre elas, a de Neil Young.
Assim porquê a melodia – e o álbum homônimo a ser lançado –, o evento Outgrow Monsanto procurou aumentar a conscientização em relação às práticas ruins para o meio-envolvente e não saudáveis do gigante agroquímico, mormente a propagação de comida e sementes geneticamente modificadas.
“The Monsanto Years”, particularmente, encara o problema da perspectiva de um quinteiro que recorre a plantar lavouras manufaturadas da Monstanto, mas pensa frequentemente nas tradições de cultivo puro que a mãe e o pai transmitiram a ele.
Relembre grandes momentos do Woodstock, que completa 45 anos leste término de semana; porquê o show do CSNY.
A performance de Young e os irmãos Nelson traz um sentimento de improvisação e de comunidade conforme os violões de corda de aço deles justapõem-se em meio a ritmos tirados de batidas em um balde.
Assista aquém.
Mais tarde, no mesmo dia, Young e os irmãos Nelson deixaram de lado os instrumentos acústicos para tocar uma versão de “Down By the River”, cantiga de Neil Young com a Crazy Horse de 1969, do clássico disco Everybody Knows This Is Nowhere.
Neil Young e Jimmy Fallon (imitando Neil Young) tocam “Old Man”; assista.
Com os gritos da plateia ao fundo, a performance mantém fidelidade à original e Lukas fez sua troço durante o viável – mas, certamente, não fácil – diálogo de guitarras com Young.
Veja aquém.
Young e os Nelson gravaram The Monsanto Years no teatro Teatro em Oxnard, na Califórnia,...
Estados Unidos, mesmo lugar onde Willie Nelson gravou seu disco Teatro, de 1998. Durante a primeira semana, entretanto, somente Lukas, Micah e o produtor e engenheiro de som de Neil Young (de longa data) John Hanlon estavam em estúdio.
Trabalhando em músicas inacabadas feitas por Young, Micah lembrou à Rolling Stone EUA das instruções de Hanlon, que se refere aos improvisos: “Não aprendam muito as canções… Vocês devem querer conseguir fazer todas as merdas corretas.”
Arcade Fire fez cover de Neil Young em show no Canadá; assista.
Quando Young chegou, as sessões foram da mesma maneira espontâneas, com a margem se organizando porquê se eles estivessem em um palco, e não no estúdio. “Aquilo possibilitou o imediatismo que deixou tudo muito recreativo, fluindo e continuamente inspirador”, disse Micah. “Não havia muito de sentar e tentar desenredar o que fazer. Era meio que tipo: ‘Vai, vai, vai’ e capture isso.”
The Monsanto Years sairá em CD, iTunes e PonoMusic em 29 de junho, com a versão em vinil saindo em agosto. S trio também irá transpor em turnê juntos por algumas cidades da América do Norte em julho.
Fonte:Rolling Stone Brasil
