Músicas para desenredar em morada – ‘Picilone’ (Noel Rosa, 1931) com Noel Rosa e João de Barro | Blog do Mauro Ferreira
♪ MÚSICAS PARA DESCOBRIR EM CASA – Picilone (Noel Rosa, 1931) com Noel Rosa e João de Barro
♪ Em 1931, reforma ortográfica no Brasil determinou a retirada das letras K, W e Y do alfabeto da língua portuguesa. Destro e hábil historiógrafo de costumes da idade, retratados por ele de forma espirituosa em letras de música, o cantor e compositor carioca Noel de Medeiros Rosa (11 de dezembro de 1910 – 4 de maio de 1937) fez o samba Picilone com menção nos versos às mudanças da ortografia.
O título Picilone reproduziu a forma popular porquê o povo brasílico se referia à letra Y, o ypsilone. Ou picilone, na língua do povo.
Com estrutura semelhante à de um partido supino, por ter sido formado por quatro estrofes (que poderiam ser mais numerosas, se improvisadas ao vivo nas rodas) alternadas pelo refrão aliciante, o samba Picilone foi gravado naquele ano de 1931 por Noel Rosa em single de 78 rotações por minuto editado via Parlophon (selo subsidiário da gravadora Odeon).
Noel dividiu a versão de Picilone com o conterrâneo Carlos Alberto Ferreira Braga (29 de março de 1907 – 24 de dezembro de 2006), o João de Barro, compositor, cantor e violonista carioca também divulgado porquê Braguinha.
Parceiro de Noel em sucessos porquê As pastorinhas (1934), João de Barro integrava com o colega o Grupo de Tangarás (1929 – 1933), grupo responsável pelo comitiva da gravação do samba Picilone.
Além de Braguinha e Noel, o Grupo de Tangarás incluiu nomes porquê o violonista Henrique Britto (1909 – 1935), o agregador Almirante – nome artístico do cantor e compositor carioca Henrique Foréis Domingues (1908 – 1980), líder do grupo – e o cantor e pandeirista divulgado porquê Alvinho (1909 – 1972).
Mesmo com estrutura simples, o samba Picilone exemplificou a verve de Noel Rosa. Talvez por ser datado, o samba nunca foi regravado, mas o primeiro e único registro fonográfico de Picilone foi incluído na coletânea Manipanço da Vila (editada...
pelo selo Revivendo em 1994) e no inventário da discografia de Noel porquê tradutor, apresentado na caixa de CDs Noel Rosa pela primeira vez (2000).
♪ Ficha técnica da Música para desenredar em morada 35 :
Tradutor original: Noel Rosa e João de Barro
Disco da gravação original: Single Parlophon 13344
Ano da gravação original: 1931
Regravações que merecem menções: o samba Picilone nunca foi regravado.
♪ Eis a letra do samba Picilone :
Com os olhos fora da caixa
Não faz mais zero, a Yvone
Cansei de andejar só de tanga
Fui te encontrar na Cananga
Mas não me deste audiência
Pra te expressar um picilone”
Manancial Notícia -> :Fonte Notícia



