O Mixcloud está colocando em prática um novo tipo de serviço. Chamado Select, ele funciona porquê uma espécie de troca, na qual o fã paga uma quantia mensal de pelo menos 2,99 dólares (muro de R$ 12,00) para assinar o via de seu artista predilecto, recebendo de volta benefícios exclusivos do via assinado (que ainda estará livre para definir seu próprio preço).
Basicamente, é uma forma de dar suporte à música e aos produtores de teor que, fortalecendo o laço entre fã e artista, deixa-os mais próximos e diretamente conectados.
O cofundador do Mixcloud, Nick Perez, explicou à prensa que o objetivo médio por trás do Select é “aproximar os fãs da cultura e das comunidades com as quais mais se identificam”. Assim, ele acredita que “todos os envolvidos no processo criativo sejam reconhecidos e recompensados de forma adequada”.
Um dos benefícios divulgados é poder encolher sets e ouvi-los offline, além de ter aproximação a tracklists de forma antecipada. Os fãs podem esperar ainda mais, já que segundo a própria plataforma de streaming, mais recursos estão vindo aí — até mesmo uma troca de mensagens diretas com o assinante.
Recém-lançado, o serviço conta atualmente com 47 canais que incluem DJs (Oliver Heldens, John Digweed, Afrojack, Nicole Moudaber, Eats Everything…), rádios independentes (Soho Radio e Red Light Radio), gravadoras (Defected Records e Axtone Records) e até algumas revistas (Clash Magazine e Stamp the Wax). Outros canais podem provar interesse se inscrevendo diretamente pelo site.