Jimmy Cobb, baterista do lendário álbum ‘Kind of blue’, de Miles Davis, morre aos 91 anos | Música


Wilbur James Cobb, sabido no meio músico uma vez que Jimmy Cobb, morreu neste domingo (24), aos 91 anos. Em entrevista à rádio americana NPR, a mulher do músico, Eleana Tee Cobb, informou que ele morreu por desculpa de um cancro no pulmão.

A longeva e produtiva curso músico do baterista inclui a gravação do disco “Kind of Blue”, de Miles Davis. Lançado em 1959, o álbum é o mais vendido na história do jazz.

Jimmy Cobb era o último músico sobrevivente do grupo que gravou o projeto. Completavam o time o saxofonista John Coltrane, o baixista Paul Chambers, o pianista Bill Evans, além de Julian Cannonball Adderley no saxofone cume.

Autodidata, Cobb nasceu em Washington, em janeiro de 1929 e começou a tocar aos 18 anos. O músico iniciou seu contato com Davis na dez de 1950, quando se estabeleceu em Novidade York em procura de oportunidades profissionais.

Segundo o jornal “El País”, Cobb recebeu US$ 70 pela sessão de gravação do disco na quadra e nunca recebeu royalties.

Além de trabalhar ao lado do trompetista, Cobb também gravou junto a Cannonball Adderley, Wes Montgomery, Dizzy Gillespie, Dinah Washington, Pearl Bailey, entre outros grandes nomes do jazz.


class="content-text__container " data-track-category="Link no Texto" data-track-links=""> Nos últimos anos, o músico passou por necessidades financeiras e sua filha iniciou uma campanha, no início de 2020, para recepcionar fundos para a cobertura de gastos médicos que não eram custeados pelo projecto de saúde.

Segundo texto publicado por Serena no site da campanha, “nos últimos dois anos, Cobb tem lidado com alguns problemas de saúde que têm causado sérios desafios para ele fisicamente”. Ela não citava quais seriam esses problemas.

Mesmo posteriormente o pregão da morte do músico, as doações continuam até a manhã desta segunda-feira (25).

Amigos e familiares deixarem mensagens no Facebook de Eleana Tee Cobb lamentando a morte do músico.



Nascente Notícia -> :Fonte Notícia



Mude para versão para dispositivos móveis deste site