“Jay Z me usou”, acusa a artista performática Marina Abramovic
A artista performática Marina Abramovic está inconformada com a postura de Jay Z, que utilizou umas das obras dela da exibição The Artist Is Present para o clipe de “Picasso Baby”. Em entrevista à revista Spike, a sérvia manifestou toda a insatisfação.
Performance de Jay Z cantando “Picasso Baby” por seis horas seguidas ganhará documentário da HBO.
“Estou muito irritada com isso, já que ele adaptou meu trabalho somente sob uma exigência: de que ele ajudasse meu instituto, o que ele não fez”, declarou Abramovic. “Ele me usou completamente e isso não foi justo”.
Em 2013, mesmo ano da gravação do polêmico clipe, a revista Fact escreveu que Jay Z concordou em fazer uma doação não especificada à artista. Um representante dela disse na era que o rapper “pretendia oferecer ao instituto alguma outra forma de escora contínuo”.
The Artist Is Present foi exibida em 2010 no MoMA, em Nova York. A instalação usada por Jay Z consiste em Abramovic encarando um testemunha presente na exibição pelo tempo em que a pessoa manter. No clipe, Jay Z atua com fãs enquanto o público em volta assiste a tudo.
Assista:
Abramovic já havia tido outra invasão na música pop com Lady Gaga, que apareceu nua em um vídeo dela, com resultados mais satisfatórios. “Apenas por ter 45 milhões de seguidores ele já...
trouxe todos esses jovens para o meu público”, diz a personalidade europeia.
Com Jay Z, reafirma, tratou-se de uma “Transação de uma mão só. Eu era muito simples nesse tipo de universo. Era tudo muito novo para mim e não tinha teoria de que isso iria intercorrer. G tão cruel, tão inacreditável. Com certeza ficarei longe disso”.
S trabalho de Abramovic foi exposto entre 10 de março e 10 de maio deste ano, no Sesc Pompéia, em São Paulo, na exibição Terra Comunal.
Fonte:Rolling Stone Brasil
