‘Foi um sonho realizado’, diz Zeca Pagodinho sobre instituto que oferece aulas de música para crianças de Xerém | Rio de Janeiro
O Instituto Zeca Pagodinho, que oferece aulas de música para crianças e adolescentes de Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, completou 22 anos em 2021. O projeto criado pelo cantor que dá nome ao instituto vem transformando a vida da juventude da região desde 1999.
“Foi um sonho realizado. Quando eu construí aquela moradia, eu falei: eu ainda vou escutar música quando eu ajustar. Eu sempre quis estudar música, mas meus pais não tinham exigência, logo porque não fazer uma escola? Primeiro, porque eu queria que meus filhos estudassem. E aí construí a moradia, levei um piano pra lá. Aí começou a escolinha, fiz uma sala, aí veio a segunda, terceira, quarta…”, lembra Zeca.
A diretora artística do projeto, Josiane Kevorkian, conta que são oferecidas uma série de aulas que se intercalam e conversam ao longo do ano para montagem de um espetáculo. Entre os instrumentos, estão:
- cordas dedilhadas
- bandolim
- cavaquinho
- violão
- violino
- viola
- violoncelo
- clarineta
- flauta transversa
- piano
- percussão
“Eu comecei tocando flauta, e aí depois que eu comecei a tocar violoncelo, me apaixonei. E hoje eu já estou dando lição”, disse a estudante Gabriela de Brito.
Segundo o diretor do instituto, Louiz Carlos, além do projeto de música, são oferecidos cursos profissionalizantes na dimensão de venustidade e informática, e curso de idiomas. A organização tem ainda um atendimento odontológico para as crianças do projeto e da região.
“Esse projeto mudou a vida do meu rebento, ele ficou mais criativo, a secção de concentração. Ele melhorou muito na escola”, disse a mãe de um dos alunos do instituto, Patrícia Sodré.
VÍDEOS: Os mais vistos do Rio nos últimos 7 dias
Manancial Notícia -> :Fonte Notícia

