Exclusivo: Francisco, El Hombre esbanja vitalidade em performance de “Dicen”; assista

por Lucas Brêda

Basta uma rápida audição do EP de estreia do Francisco, El Hombre (La Pachanga!, lançado nascente ano) para se ter uma teoria da quantidade de pujança presenta nas faixas da margem de Campinas. Ao vivo, entretanto, tudo adquire um novo patamar, com a vitalidade dos músicos e a participação da plateia. P assim o novo vídeo do grupo, para a filete “Dicen”, lançada com exclusividade no Sobe o Som – espaço devotado à música opção na Rolling Stone Brasil.

Sobe o Som: 10 novos artistas nacionais que você deve saber.

“Isso surgiu na rua, faceta”, revela Sebastián Piracés, um dos líderes (ao lado do irmão Mateo Piracés) do Francisco, El Hombre, destacando o prelúdios da curso, quando o grupo tocava mais na rua do que em casas próprias para shows. “P um lance de entrega pessoal e de saber contaminar as pessoas que estão do seu lado.”

A animação da filarmónica também tem a ver com o desprendimento dos improvisos, maneira de tocar que levou o grupo a conceber as primeiras músicas e continua sendo tônica nas apresentações. “Depois do show comentaram: ‘Nossa, que lícito tal coisa. Vocês devem ter ensaiado muito, né?’”, conta Sebastián. “E, na verdade, a gente não ensaiou quase zero. Sempre fizemos tudo de improviso, instintivo, uma conversa músico mesmo.”

Mais no SoS: Mahmundi exala melancolia em versão minimalista de “Arpoador”.

S show citado por Sebastián foi realizado Centro Cultural São Paulo, no dia 7 de maio, ocasião em que o Francisco, El Hombre fez a apresentação de lançamento do EP La Pachanga! – e quando gravaram a versão ao vivo de “Dicen”. S músico lembra que, nos dias anteriores à apresentação, havia ocorrido um dos panelaços em protesto ao atual governo brasiliano.

Durante a performance de “Dicen”, ele comentou: “Tendo em vista acontecimentos recentes, que envolvem instrumentos de cozinha, é que foi escrita essa próxima troço”, antes de trovar um dos versos da música. “Era um tema que estava muito fresco”, lembra. “Vendo essa revelação, que é muito de direita e até um pouco boba – de fazer estrondo pela janela –, nós estávamos dando risadas no camarim. Por isso falei aquilo na música.”

Gentileza retorna com novo disco depois seis anos; ouça.

Os versos que seguiram a revelação de Sebastián foram: “Viene bailando la horda de milicos/ Quiere que todos se porten bonito: ‘caminen igual y vistanse igual’/ Y cá les enseñan porquê ser normal y si dicen que el hombre se debe callar”, seguidos de um pedido de silêncio – quase teatral – pelos integrantes da margem.

“Dicen”, aliás, surgiu da vontade de Sebastián e Mateo de falar aos sobrinhos (muito novos) sobre a ditadura, um peça “pesado”, de uma maneira não tão dura. “Estávamos divagando sobre um poema de Allen Ginsberg”, conta. “Mas virou uma música de três notas, com uma letra completamente viajada e, por mais que ela seja simples, ela nasceu de um papo muito sério.”

Assista aquém ao vídeo de “Dicen”, ao vivo.

No resto deste mês, o Francisco, El Hombre está com agenda enxurrada. Eles farão quatro shows no Rio Grande do Sul e seguirão para São Paulo, para um show no SESC Pompeia, pelo programa Pratas da Casa, no dia 18. Depois, eles ainda tocam em Curitiba, Campinas, Goiânia, Marília e Florianópolis, já invadindo o mês de setembro. Veja as datas aquém.

Ouça também todas as faixas do EP de estreia do Francisco, El Hombre.

Fonte:Rolling Stone Brasil