‘Tô com Bolsonaro’ x ‘Lula, vou votar em tu’: o que sucesso de músicas no TikTok diz sobre a corrida presidencial | Eleições 2022


Jair Bolsonaro (PL) é, de longe, o candidato à Presidência mais popular no TikTok, mas as músicas criadas para homenagear seu principal rival, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vêm fazendo muito mais sucesso na rede social.

Lula tem pouco menos de um quinto dos seguidores de Bolsonaro, mas as canções usadas pelos usuários do TikTok em suas postagens e que são associadas ao nome do candidato petista foram oito vezes mais tocadas em junho deste ano em conferência com as que falam sobre Bolsonaro.

A constatação faz secção de um levantamento realizado pela pesquisadora Maria Carolina Lopes de Oliveira, mestra em Ciência Política pela Universidade de Brasília e doutoranda em Notícia pela Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona, para identificar as principais músicas associadas a candidatos à Presidência do Brasil usadas por usuários do TikTok em seus vídeos.

Oliveira explica que o uso de músicas na rede social é semelhante ao encontrado em outras plataformas uma vez que o Instagram. Produtores de teor podem disponibilizar suas músicas para uso na rede social. A partir daí, qualquer usuário pode usá-la em seus vídeos.

Essa lógica funciona tanto para músicas de artistas uma vez que Anitta ou Wesley Safadão quanto para canções produzidas para homenagear (ou criticar) políticos.

Porquê a plataforma é ensejo, uma música associada a um candidato pode viralizar mesmo não tendo sido produzida por sua equipe de informação.

Para o levantamento, a pesquisadora criou perfis inteiramente novos na plataforma com o objetivo de evitar eventuais direcionamentos feitos pelo algoritmo do aplicativo. Os dados foram coletados entre maio, junho a partir de uma pesquisa por termos uma vez que os nomes dos candidatos.

Segundo ela, exclusivamente três dos logo pré-candidatos à Presidência tinham músicas associadas aos seus nomes nas buscas feitas dentro do TikTok: Bolsonaro, Lula e o deputado federalista André Janones (Avante) — que anunciou, na quinta-feira (04/08), sua desistência da corrida presidencial e suporte ao petista.

De concordância com seu levantamento, Lula foi o candidato com a maior quantidade de utilização de músicas associadas ao seu nome.

Em junho, a música ligada a Lula mais usada era “Oh, Lula, eu vou votar em tu”, do cantor e compositor Juliano Maderada. De concordância com os dados, as três músicas mais associadas a Lula no TikTok haviam sido usadas 25,8 milénio vezes.

Já as três músicas mais associadas a Bolsonaro somavam 3 milénio utilizações. A música associada ele mais utilizada até junho foi “Tô com Bolsonaro”, do grupo Patriotas.

Em terceiro lugar ficou André Janones, com 51 utilizações. No caso dele, a música é o forró “André Janones Disparou”, do artista divulgado uma vez que Vaqueiro Karkará. A cantiga ficou conhecida nas eleições de 2018 depois ter sido adaptada para diversos outros candidatos.

A pesquisadora explica que há diversas maneiras de estimar a presença de políticos em redes uma vez que o TikTok: pelo número de seguidores, menções ou citações, estudo de fotos, vídeos e músicas.

Ela afirma, no entanto, que mensurar o engajamento músico dos candidatos no TikTok pode ajudar a entender a qualidade da interação dos usuários com os candidatos e a forma uma vez que essa relação acontece.

Atualmente, Bolsonaro é o candidato à Presidência com o maior número de seguidores no TikTok. Ele lidera com 2 milhões de seguidores, seguido por Lula (378,7 milénio), Ciro Gomes (do PDT, com 194,9 milénio), Pablo Marçal (do PROS, com 179 milénio), Simone Tebet (do MDB, com 4,5 milénio), Sofia Manzano (do PCB, com 1,1 milénio) e Felipe D’Ávila (do Novo, com 859). Já fora da corrida, André Janones tem 295 milénio.

A reportagem não conseguiu identificar os perfis no TikTok de Leonardo Péricles (UP), José Maria Eymael (PSDC) e Vera Lúcia (PSTU).

Oliveira explica que os nomes de Lula e Bolsonaro (líderes das principais pesquisas) já geraram bilhões de interações no TikTok e que isso torna praticamente inviável avaliá-las de forma qualitativa. Ela diz que nem sempre um maior volume de interações é positivo pois ele pode ser gerado a partir de críticas a um candidato.

“Seria impossível estimar com precisão se todas as menções a um nome são positivas. Mas, quando olhamos as músicas, é mais fácil mensurar se o teor da maior secção delas é positivo ou não para o candidato. Se uma música positiva circundar mais, logo temos um efeito vantagoso para o candidato”, explicou a pesquisadora.

De concordância com o levantamento, as três músicas mais populares associadas a Lula e a Bolsonaro têm teor positivo em relação aos dois candidatos.

Oliveira diz que a popularidade no TikTok das canções de Juliano Maderada, responsável das três músicas mais populares associadas a Lula, é um dos motivos que fazem com que o ex-presidente tenha um maior engajamento músico do que Bolsonaro, apesar de ter um número muito menor de seguidores.

“As músicas do Juliano realmente alteram esse ecossistema. Elas são...

muito populares e vêm sendo usadas com muita frequência pelos usuários da plataforma”, disse.

Por outro lado, a pesquisadora afirma que a fragmentação na produção de teor bolsonarista mostra uma qualidade da estratégia do candidato e seus apoiadores.

“Você tem mais gente usando músicas sobre o Lula, mas é quase sempre a mesma. A produção de teor sobre o Bolsonaro é mais fragmentada. Ou seja: de um lado você tem mais gente usando músicas sobre o Lula. Do outro, parece ter mais usuários produzindo músicas sobre o Bolsonaro. Isso pode indicar um caráter mais orgânico da informação de Bolsonaro”, explicou.

Adversários na política, Lula e Bolsonaro compartilham ao menos uma coisa em geral: suas músicas mais populares são do estilo piseiro, uma variação do forró marcado pelo uso intenso de efeitos sonoros eletrônicos. Além do piseiro, o levantamento identificou canções pop e hip hop.

O publicitário Mateus Braga tem mais de 20 anos de experiência e hoje dá consultoria para clientes na superfície de marketing do dedo. Segundo ele, a predominância de ritmos uma vez que o piseiro, hip hop e música pop entre as principais músicas vinculadas a candidatos à Presidência é explicada pela popularidade desses gêneros entre a maior secção dos usuários do TikTok.

“Esses são os ritmos que viralizam entre os jovens que usam essa plataforma independentemente de o teor ser político ou não”, disse.

“O paladar popular e a forma rápida uma vez que o teor da música é pretérito ajudam a explicar essa predominância. Geralmente, essas músicas são mais diretas e rápidas na fala […] pela tendência que eu vejo, o chamado piseiro deve ser o ritmo mais utilizado”, afirmou o também publicitário Marcelo Vitorino.

O TikTok é uma das redes sociais com o maior desenvolvimento de usuários nos últimos anos. Ela ficou conhecida pela popularização de vídeos curtos com “dancinhas” gravadas pelos próprios usuários.

Em setembro de 2021, a empresa divulgou que havia chegado a 1 bilhão de usuários. O TikTok não divulga os seus dados por país, mas um estudo da consultoria alemã Statista coloca o Brasil uma vez que o segundo maior usuário da plataforma no mundo, detrás exclusivamente da China, sede da empresa. De concordância com o relatório, pelo menos 40% dos brasileiros entrevistados admitiram utilizaram o aplicativo.

Com tanta gente na rede social, a presença de políticos nela, principalmente durante o período eleitoral, já era esperada.

Para a pesquisadora, o TikTok é a plataforma que melhor reproduz um novo padrão de informação que vem sendo buscada por candidatos, principalmente aqueles que procuram ampliar sua fatia no eleitorado jovem, onde o TikTok é particularmente poderoso, segundo estudos sobre a plataforma.

Esse novo padrão, ela explica, é marcado por uma estética mais informal, direta, distante das “megaproduções” feitas em estúdios.

“O TikTok permite que qualquer usuário faça o seu próprio teor, inclusive sobre o seu candidato. Para quem usa esse tipo de plataforma, mais vale mais um vídeo que tenha essa atmosfera caseira do que um tanto super bem-produzido com cenário e iluminação”, disse Oliveira.

Marcelo Vitorino alerta que secção significativa da informação política no TikTok vem errando a mão ao usar a plataforma.

“A maior secção da classe política tem dificuldade em mourejar com esse tom mais ligeiro, com menos verniz e plasticidade. Acaba querendo usar a rede uma vez que um ducto de entrega de teor convencional”, afirmou Vitorino.

Na avaliação de Maria Carolina, entre os principais candidatos à Presidência, Bolsonaro é o que mais entendeu essa lógica.

“Ele ganhou as eleições assim, simulando uma informação sem mediação. Ele e os seus apoiadores criaram uma informação direta. Isso possibilitou que muito mais gente produzisse teor sobre ele”, disse Maria Carolina.

Os primeiros jingles presidenciais

Os primeiros jingles presidenciais



Natividade Notícia -> :Fonte Notícia



Mude para versão para dispositivos móveis deste site