E3 2015: testamos os novos jogos de veras virtual e veras aumentada

A E3 2015 foi a última edição do evento antes de a novidade geração de óculos de veras virtual chegarem ao mercado, já que a Sony havia anunciado que o Morpheus será lançado na primeira metade de 2016. S Oculus Rift, do Facebook, também estará nas lojas na metade do ano que vem.

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Na primeira coletiva de prelo do evento, realizada no último dia 15, o material deu as caras: a Microsoft falou das parcerias com Oculus Rift e a Valve (com seu HTC Revive) para levar a tecnologia de veras virtual aos jogos de Xbox One e Windows 10. A Microsoft também foi a única empresa a mostrar tecnologia de veras aumentada. Anunciado no início do ano, o Hololens projeta imagens tridimensionais no visor porquê se estivessem no espaço real ao seu volta. Na ocasião, pudemos ver uma mostra de Minecraft projetado em uma mesa. Quase porquê um LEGO mágico do horizonte.

Nós testamos também uma apresentação de treinamento de Halo com o Hololens. A tecnologia é impressionante: a projeção é precisa, fixo, com cores vivas e contrastadas mesmo em um envolvente iluminado. S único problema é um campo de visão muito restringido. Não é provável, porém, expor se isso se manterá na versão final do Hololens, que nem tem previsão de lançamento ainda.

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Já a Sony falou pouco sobre o Morpheus, o óculos de veras virtual para o PlayStation 4, mas está comprometida com a tecnologia. “S horizonte da veras virtual está guardado. P uma evolução da experiência dos games”, disse Anderson Gracias, gerente de PlayStation na Sony Brasil. S furor em volta da tecnologia realmente parece maior e mais justificado do que em torno de elementos porquê o gamepad com tela do WiiU e as TVs 3D que a Sony tanto tentou vender.

Por mais que seja um pouco preocupante ver poucos jogos para Morpheus com menos de um ano para o aparelho ser lançado, diversas fontes garantem que a Sony está guardando muitos títulos para mostrar na PlayStation Experience, o evento para fãs da marca, que acontece em dezembro, em Las Vegas. Jose Pablo Monge, fundador do estúdio Headless Chickem – o primeiro da América Latina a desenvolver jogos para o Morpheus – diz que seu game, Pause Play Stop, será mostrado no evento da Sony. Sobre a falta de grandes títulos para os óculos de veras virtual, Monge comenta que, apesar de terem conseguido apropriar código para o Morpheus rapidamente, o caminho é gerar experiências totalmente criadas para veras virtual.

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As pequenas demonstrações do Morpheus que testamos foram todas intensas – mormente a que nos botava em uma cena de terror, presos a uma cadeira, dentro de uma escura cozinha abandonada. Havia também um simulador de cavalo que utilizava uma bicicleta porquê controle, um jogo multiplayer que botava quatro jogadores com controles contra um com o Morpheus, jogos com detecção de movimento e até uma espécie de Tetris em primeira pessoa. Todas incrivelmente imersivas, porquê prometido. Realmente uma experiência que parece merecer a definição de “next big thing” do entretenimento, não só nos games.

Fonte:Rolling Stone Brasil