‘Bacurau’ vence prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Munique | Pernambuco


A estreia de “Bacurau” nas salas de cinema do Brasil está prevista para 29 de agosto. No dia 16 do mesmo mês, o longa vai para o Festival de Gramado, no Rio Grande do Sul, abrindo a competição e sendo exibido também fora dela.

“Bacurau”, produção de pernambucanos, ganha prêmio em festival de cinema na Alemanha

No Festival de Munique, o prêmio outorgado ao filme dos pernambucanos foi o da Competição Internacional Cinemasters. Juliano Dornelles, codiretor e corroteirista, e a produtora do longa, Emilie Lesclaux, foram à Alemanha receber o prêmio. (Veja vídeo supra)

Com Sônia Braga no elenco, o filme retrata um pequeno povoado do Sertão nordestino, que sofre com a morte de Dona Carmelita, uma mulher muito querida, interpretada pela cirandeira Lia de Itamaracá. Dias depois, os moradores percebem que a comunidade não está mais nos mapas. (Veja vídeo aquém)

Veja teaser exclusivo do filme Bacurau

Veja teaser restrito do filme Bacurau

De congraçamento com a assessoria de “Bacurau”, o prêmio em Munique prevê 50 milénio euros em equipamentos para o próximo filme dos realizadores. A obra está sendo exibida em um festival de língua portuguesa, em Vila do Conde, em Portugal.

“Bacurau” é um projeto que vem sendo desenvolvido desde 2009. Ao G1, Juliano Dornelles informou que o sentimento é de reconhecimento pela circulação do trabalho no mundo.

“É um trabalho muito duro sendo reconhecido em todos os lugares do mundo. Foi na França, na Austrália, na França de novo e agora, Alemanha. Tivemos mais de 90 convites para festivais internacionais e o filme está sendo vendido para muitos países. Isso é uma mensagem de que o cinema brasiliano faz muito para a cultura do país, que...

é uma indústria poderosíssima”, disse Juliano Dornelles.

Além de “Bacurau”, também participou do Festival de Munique o longa “A vida invisível de Eurídice Gusmão”, de Karim Aïnouz. Em Cannes, o longa do diretor cearense venceu a mostra Um Notório Olhar e, em Munique, ganhou o CineCoPro Award, voltado às melhores coproduções do cinema teuto com outros países.

“Mais uma vez, eu, Kleber e Karim estivemos presentes num grande festival europeu e estamos saindo daqui premiados. Eu acho que tudo isso só comprova que vale a pena manter e desenvolver a cultura do país”, afirma Juliano Dornelles.

Pela primeira vez, Juliano Dornelles divide com Kleber Mendonça Fruto a autoria e direção do longa, uma coprodução Brasil-França gravada no Sertão do Seridó, lema do Rio Grande do Setentrião com a Paraíba.

Segundo Kleber Mendonça Fruto, a próxima exibição de “Bacurau” ocorre no Festival Internacional de Cinema Fantástico de Neuchâtel, na Suíça. Ele lamentou que mais uma vitória do filme tenha ocorrido no dia da morte de João Gilberto, um dos nomes mais importantes da música brasileira.

“No dia em que perdemos João Gilberto, muitas coisas passam pela minha cabeça, mas estamos muito felizes com a trajetória do filme e por poder exibir ‘Bacurau’ da maneira que ele está sendo reconhecido. A cultura brasileira é muito poderoso. A próxima paragem é a Suíça e estamos querendo muito que agosto chegue, para exibirmos ‘Bacurau’ no Recife, no Cinema São Luiz”, afirma.

Por meio de nota, o governador Paulo Câmara (PSB) parabenizou os cineastas pernambucanos pela conquista na Alemanha.

“Kleber Mendonça Fruto e Juliano Dornelles estão de parabéns pelo óptimo trabalho, que vem sendo reconhecido pelo público e pela sátira especializada de diferentes países. Tenho certeza de que essas vitórias fortalecem ainda mais a nossa cultura e o cinema pernambucano”, afirmou.



Manadeira Notícia -> :Fonte Notícia



Mude para versão para dispositivos móveis deste site